A PODOLOGIA | CORPO CLÍNICO

A Podologia é a ciência que estuda o pé segundo características médicas com a capacidade científica, clínica e técnica para actuar nas diversas alterações dos pés, promovendo a saúde e o bem-estar dos pacientes pela prevenção, diagnóstico e tratamentos definitivos e sem dor na generalidade das patologias.

A dor do pé é algo que as pessoas, por vezes, tendem a ignorar. Afinal, todos os pés podem sentir dor esporadicamente. Mas se a dor do pé persiste por algum tempo é sinal que eles podem estar a sofrer alterações e a causar problemas, inclusivamente nos tornozelos, joelhos, anca e até mesmo na coluna.

O pé humano é uma estrutura complexa, projetada para o equilibrio e mobilidade e necessita de todo cuidado para se manter saudável durante toda a vida. Existem 26 ossos no pé, além dos inúmeros músculos, ligamentos, nervos e vasos sanguíneos, pelo que os 52 ossos de ambos os pés compõem cerca de um quarto de todos os ossos do corpo.

É sempre importante consultar um Podologista quando se verifica alguma alteração patológica para que, com os cuidados apropriados e conhecimentos específicos, o Podologista possa prevenir o agravamento da patologia e proceder ao tratamento mais adequado.

Calosidades, unhas encravadas, joanetes, esporão de calcâneo e dores na planta; lesões no pé como deformidades, infecções, e problemas nos pés associados a doenças como a diabetes, podem ser tratados!

Em situações em que a cirurgia é o tratamento mais adequado para algumas patologias dos pés, o recurso a técnicas cirúrgicas simples permitem que o tratamento seja realizado em ambulatório e sem dor.

Algumas áreas de acção da Podologia:

PÉ DIABÉTICO | PÉ DA GRÁVIDA | PODOLOGIA PEDIÁTRICA | PODOLOGIA DESPORTIVA | CIRURGIA

Se os seus pés não estão bem, não os ignore!

 

 

HomePage